X FECHAR

Elas representam um desafio para familiares e professores.

Superando Desafios

Como desenvolver crianças com dificuldades de aprendizagem?

Crianças com dificuldade de aprendizagem representa um desafio enorme para familiares e professores. Segundo estudos, essas dificuldades surgem por conta de diferenças no funcionamento cerebral e na forma como o cérebro processa a informação, o que não quer dizer que essas crianças são incapazes ou preguiçosas – ao contrário, muitas dessas pessoas são inteligentes – mas que o cérebro delas processa as informações de uma maneira diferente das demais.

Essas dificuldades de aprendizagem representam um desafio enorme para os pais, pois não há cura, só que existem maneiras de ensinar essa criança a aprender de uma outra forma para conseguir assimilar estas informações, progredindo e desenvolvendo maneiras de superar essas limitações. Confira algumas dicas:

  • Pode parecer receita antiga, mas utilizar músicas e ritmos para lecionar tabuadas são ótimas formas de fazer com que a criança aprenda.
  • Ensinar uma mesma matéria ou assunto utilizando múltiplas formas, diversos canais. Por exemplo, livros, músicas, manipulação do material, visitas, vídeos, teatros, entre outros.
  • Pedir para a criança criar imagens ou desenhar fatos daquilo que foi ensinado e estimular que ela consiga fazer o maior número de detalhes possíveis sobre o episódio.
  • Repetir diversas vezes a informação, ora escrita e ora verbal, e fazendo se assegurar de que a criança está assimilando o que está sendo ensinado.
  • Se for necessário repetir uma determinada atividade, repita. Se a criança está respondendo esse estímulo de forma positiva, insista!
  • Procure sempre realizar conexões ou associações ao conteúdo que está sendo ensinado. Se for caso de ensinar uma tabuada nova, tentar associar a uma já aprendida. Assim pode ser feito com uma nova palavra ou alguma nova lição.
  • Procure ensinar sempre organizando as informações por categorias, por exemplo: separar alimentos por frutas, verduras, entre outras.
  • Procure ressaltar as informações que dão a resposta através de cores. Este método também pode ser utilizando durante o ensino de refixos, sílabas, consoantes iniciais, que podem ser destacado através de uma cor específica

SOLICITE INFORMAÇÕES

Solicite, de forma rápida e fácil, informações sobre como matricular seu filho

SOLICITAR