X FECHAR

Crianças com TDAH é algo sério, portanto é preciso atenção especial para algumas dicas, sobretudo dos pais.

Crianças com TDAH é algo sério, portanto é preciso atenção especial para algumas dicas, sobretudo dos pais.

Crianças com TDAH: dicas, avisos e questões

Quando se trata do assunto sobre crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é necessário saber que existem gamas de livros, vídeos e diversas formas de explorar e aprofundar-se sobre o assunto. Crianças com TDAH é algo sério, portanto é preciso atenção especial para algumas dicas, sobretudo dos pais.

O cotidiano: do comportamento em casa à rua

Em primeiro lugar, as questões que tangem o dia a dia devem ser focar em atividades básicas da criança. Quando as ordens dos pais começam a serem feitas no início do dia, é preciso que ela seja passada de forma clara para as crianças com TDAH. Após isso, aperfeiçoá-las para que não pulem tarefas, que as sigam de maneira cronológica (tal como o café da manhã, almoço e jantar) e organizem sempre os ambientes. Tudo deve ser com atenção redobrada e passada com o máximo de didática para a criança.

Em segundo lugar, a casa deve ser sempre um ambiente de harmonia. Passar isso para a criança de TDAH é de suma importância. Aderir a um sinal de universal entendimento dos membros da casa é uma dica importante para a transmissão de informação entre todos. Tudo deve ser organizado e com o mínimo de informações possíveis cercando a criança (no caso um quarto cheio de pôsteres ou brinquedos pelas paredes é importante evitar).

Em terceiro lugar, deve-se estimular a criança com TDAH à comportamentos agradáveis. Tais como manter amizades, tratar bem as pessoas e ser educada com as mesmas. Estímulo de atividades físicas, advertências construtivas para os comportamentos inadequados e incentivos à independência e autonomia da mesma. São esses pontos a se focar no momento de auxiliar os pequenos a constituir o comportamento social.

Os pais de crianças com TDAH

A parte dos pais na construção do processo é de fundamental importância. É preciso que os pais estejam sempre por perto estimulando e interagindo com a criança. Criar programas dos mais diversos tipos é uma dica. Uma vida ativa ao ar livre, brincadeiras que estimulem o segmento de regras e reforçar no ponto de seguir às mesmas para o sucesso nos jogos ou brincadeiras (isso será uma forma de reflexo na vida adulta). Levar a família para teatros, praia, parque de diversões, passeios que estimulem o desenvolvimento do pequeno e aproxime toda a família.

Horas de estudar

Nesse ponto, a criança com TDAH merece uma atenção especial e redobrada, Por esse motivo, a professora e a escola devem ser selecionadas cuidadosamente. Não se deve sobrecarregar a criança com tarefas extraclasse ou que fujam do currículo escolar. Além disso, se uma evolução não corresponder ao que se entende por certo, é preciso rever os conceitos disciplinares. É preciso entender que cada caso é um caso, ainda mais nessa situação. Por fim, é preciso um diálogo próximo com os professores para que as tarefas sejam reduzidas à tarefas menores, dividindo-as, com o intuito de o foco não precisar ser longo em cima de uma lição específica.

As principais dicas para quem está diante de uma criança com TDAH são:

  1. Reforço nos pontos de qualidade da criança;

  2. Jamais comparar com os filhos de outras pessoas;

  3. Estabelecer diálogo aberto com a criança;

  4. Tentar ser o mais paciente possível;

  5. Regras em casa, na rua e na escola sempre;

  6. Cobre empenho, esqueça resultados. Eles são apenas números;

  7. Procure elogiar o máximo possível como forma de estímulo;

  8. Estabeleça limites redobrando as ordens;

  9. Utilize uma fala firme e de imposição;

  10. Nunca exija mais do que a criança pode oferecer.

E nunca se esqueça do amor pelo seu filho. O amor é a fonte de inspiração para qualquer realização. Siga livros, vídeos, orientações extras, aconselhamentos de especialistas e tudo o que for somar ao tratamento. Seu filho estará sempre se esforçando para construir aquilo que você o estimula a empilhar. Portanto, não seja uma bola de demolição, mas a argamassa que ligará cada tijolo deste arranha-céu.

SOLICITE INFORMAÇÕES

Solicite, de forma rápida e fácil, informações sobre como matricular seu filho

SOLICITAR